top of page
Search
  • benedictojunior197

ARTIGO: SINDUSCON ANÁPOLIS e sua História.

45 Anos de Fundação em 2022

por Benedicto Junior


Nosso Aniversário é em 31 de Julho

31 de julho é uma data especial. Foi nesse dia pela Lei n.º 320 que o presidente de Goiás, Miguel da Rocha Lima em 1907 sancionou o diploma da emancipação política da antiga Vila Sant’Ana para cidade, com a denominação de Anápolis.


Portanto em 2022, o SINDUSCON ANÁPOLIS irá completar 45 anos, data que coincide com o aniversário de Anápolis em 31 de julho.


Porque a década de 70 foi tão importante?

Ao revisitar a história de Anápolis, dentre tantas ações importantes que aconteceram, com certeza os 10 anos da década de setenta tiveram seu destaque.


Uma delas é a instalação da Base Aérea de Anápolis, que teve como principal articuladora a ACIA e o seu presidente Mounir Naoum. Tornando-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso.


Outro acontecimento foi a inauguração do DAIA, (Distrito Agroindustrial de Anápolis) em 9 de novembro de 1976, pelo então Presidente da República, Ernesto Geisel, acompanhado do Governador do Estado, Irapuan Costa Junior e do Prefeito Municipal Jamel Cecílio; mas isso não ocorreria se mais uma vez a ACIA através da visão de Sultan Falluh, presidente da época articulasse em Brasília a sua implantação.


Com o desenvolvimento econômico e a vinda de muitas indústrias para Anápolis, observou-se a necessidade de fortalecer o setor produtivo; mais uma vez a ACIA fez sua parte e 70 anos depois da fundação da cidade, o presidente da época, Nelson de Abreu em Reunião Ordinária de 08 julho de 1977 apresentou o plano de fundação das associações sindicais, entidades classistas que atuavam na defesa das empresas locais se tornando hoje os Sindicatos Patronais e entre elas o Sindicato da Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (SICMA) tendo como seu primeiro presidente Amauri Cunha.


Nova Denominação

A mudança viria alguns anos depois onde percebeu-se a necessidade do Sindicato de se alinhar às outras entidades de mesmo nome, deixando de se chamar SICMA para se tornar o SINDUSCON ANÁPOLIS.


Protagonismo e Representatividade

Desde o início o maior objetivo do SINDUSCON ANÁPOLIS foi defender os interesses das suas empresas filiadas, indústrias e representá-las perante os poderes públicos Federais, Estaduais e Municipais, consolidando-se como líder mais influente na promoção do crescimento, da competitividade e desenvolvimento das indústrias da construção e do mobiliário em Anápolis.


Uma de suas principais ações foi a participação ativa desde meados dos anos 2000, referente às discussões do Plano Diretor de Anápolis, sempre visando o seu desenvolvimento sustentável. Pauta esta que defende até os dias atuais, com os debates sobre a nova Lei Complementar que trata dos Lotes de Chácaras, e ainda nesse período, contribuiu para a reestruturação do COMCIDADE tendo seus diretores Isaias Ferreira Filho e Dido Gonzaga Jaime como membros titulares.


Com pioneirismo, trabalhou e promoveu a campanha sobre o tema Acessibilidade em Anápolis com a criação de comissões para discutir o assunto, que culminou no 1º Encontro de Acessibilidade de Anápolis, realizado em 8 de fevereiro de 2009.


Participa junto à Caixa Econômica Federal da organização da Feira de Imóveis, totalmente voltada para o mercado imobiliário e inovando na pandemia com a sua primeira versão totalmente on-line, em um evento que reúne representantes de todos os segmentos da habitação: incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores e técnicos da Caixa responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos ofertando milhares de imóveis, com os melhores preços, as menores taxas e crédito facilitado.


Portanto o SINDUSCON ANÁPOLIS, é uma entidade que sempre buscou e busca fortalecer o setor econômico de Anápolis criando condições favoráveis para o seu desenvolvimento.


Responsabilidade Social

Entre os seus objetivos estão a busca de benefícios para seus associados, capacitação profissional, manutenção de informações sobre o setor, mantendo seus afiliados sempre atualizados, promovendo a união e transparência, sendo responsável pelas ações de negociação das convenções coletivas de trabalho do setor.


Somos realizadores e organizadores em Anápolis do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), criado com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a qualidade de vida daqueles que trabalham na indústria da construção. Realizado simultaneamente em diversos estados brasileiros, o evento reúne os trabalhadores e seus familiares em um dia para desfrutarem de atividades nas áreas de lazer, saúde, educação e cidadania.


O SINDUSCON ANÁPOLIS fundou o SECONCI ANÁPOLIS em 26 de setembro de 2017 com o objetivo de atender o trabalhador da construção nas áreas médicas, odontológicas e de serviços sociais, afim de promover a prevenção de doenças e promover a saúde e a qualidade de vida de cada trabalhador.


Sua primeira diretoria tomou posse em 9 de dezembro de 2017 com a presença do Presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, o Conselheiro do Seconci Brasil e ex-presidente, José Augusto Florenzano e a Gerente Executiva da entidade, Denise Noleto, tendo o empresário Aloísio Sávio da Silva como seu primeiro presidente, e o primeiro trabalhador atendido foi o operário Maurício Soares.


Enfim, são 45 anos de uma longa estrada já percorrida e temos muito a percorrer ainda.


Conheça nosso trabalho!


Fonte: Sinduscon Anápolis

16 views0 comments
bottom of page