Ferramenta visa desburocratização e simplificação
Empreendedores contam agora com o Balcão Único para iniciar um novo negócio, sem sair de casa e sem burocracias, por meio de um formulário digital. A tecnologia, desenvolvida pelo governo federal, foi implementada nas Juntas Comerciais do Paraná, Piauí, Rondônia e Maranhão e até o fim do mês, a iniciativa será integrada aos sistemas de Alagoas, Goiás, Sergipe, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, ressalta que o Balcão Único torna mais simples a vida do empreendedor brasileiro, com redução de custos e de tempo.
“Os cidadãos podem abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. É o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirma.
A ferramenta é uma iniciativa do governo federal e faz parte das ações promovidas pela Junta Comercial do Estado de Goiás, que visam desburocratização e simplificação do registro mercantil reduzindo o tempo e etapas a serem percorridas.
▪️ A principal mudança para o usuário é a redução de etapas no processo de registro de empresa com a eliminação do preenchimento do DBE (Documento Básico de Entrada).
Antes do Balcão Único, o usuário precisava iniciar o preenchimento da viabilidade no Portal do Empreendedor Goiano, fazer o preenchimento do DBE no site da Receita Federal e depois retornar ao Portal para vincular os dados. Desde o dia 15/01, as respostas são automáticas entre os órgãos, reduzindo o tempo e os serviços serão centralizados numa única plataforma. Fonte: Comunicação Juceg
Comentarios