top of page
Search
  • benedictojunior197

Geração de empregos na construção civil em Anápolis aponta desaceleração


Por Benedicto Junior

De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), Anápolis registrou um saldo positivo de empregos com carteira assinada na construção civil em maio de 453 novos postos de trabalho.

Mas ao analisarmos os números anteriores eles apontam para uma desaceleração na geração de empregos no setor em relação a março e abril entre admissões em desligamentos, conforme tabela abaixo:

Março 2022 Admitidos – Desligados – Saldo 656 340 316

Abril 2022 Admitidos – Desligados – Saldo 467 373 94

Maio 2022 Admitidos – Desligados – Saldo 453 450 3

Mesmo que no acumulado de março a maio de 2022, o saldo é de 1576 novas vagas de emprego a contrapartida é que os desligamentos nesses 3 meses foram de 1163 com um saldo positivo de 413 vagas, mas o que preocupa é que esses números estão caindo entre os admitidos, e aumentado entre os desligamentos nesse último trimestre.

A equipe do Contraponto Empresarial consultou Luiz Rosa, presidente do SINDUSCON ANÁPOLIS, para ter um entendimento melhor sobre a atual realidade de Anápolis e segundo ele, a Construção Civil que normalmente é um dos setores que possui a capacidade mais rápida de gerar emprego, também sofre com a burocracia e oscilações da economia.

Outro fator é alta da inflação devido a pandemia e a insegurança jurídica em Anápolis são fatores que fizeram algumas obras desacelerarem e alguns lançamentos não acontecerem. Um exemplo da insegurança jurídica na cidade é o conhecido problema da liberação dos terrenos denominados lotes de chácara dentro do perímetro urbano, onde vários empreendimentos estavam para ser lançados e a prefeitura bloqueou a emissão de uso do solo, para emitir depois da criação de uma nova lei, sendo que o Plano Diretor já está consolidado quanto a matéria.

Mesmo assim, muitas empresas fizeram seus lançamentos e outros setores econômicos da cidade ajudaram os números do CAGED a terem bons resultados, porém infelizmente a contribuição do setor da construção civil poderia ter elevado o saldo e gerado muito mais empregos, comparado aos números de outras cidades no País do mesmo porte de Anápolis.

Contraponto Empresarial



4 views0 comments

Comments


bottom of page