top of page
Search
  • benedictojunior197

O IMPACTO DA REDUÇÃO DA TAXA SELIC NO FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS


A diminuição da taxa básica de juros não resulta automaticamente em uma redução imediata dos custos associados ao financiamento imobiliário. No entanto, a perspectiva de futuras quedas na Taxa Selic cria um cenário propício para um potencial aumento na demanda por essa modalidade de crédito, além de possíveis ajustes nas taxas praticadas pelos bancos.

Especialistas destacam que os efeitos da diminuição da Selic serão mais perceptíveis a longo prazo. A redução da Selic exerce influência na diminuição das taxas de financiamento imobiliário, reduzindo a disparidade entre as taxas pagas aos credores e aquelas aplicadas aos empréstimos.

Essa característica resulta em taxas menos voláteis em comparação com as flutuações da Selic, potencialmente conduzindo a uma transição gradual para juros mais baixos aos consumidores. No momento, a Selic está em 13,25%, com previsões de novos cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos meses.

No entanto, o impacto direto do corte da Selic ainda não se manifestou completamente no financiamento imobiliário. Isso ocorre porque na aprovação de financiamentos, outros fatores como renda familiar, valor do imóvel, análise de crédito e relacionamento com o cliente também são considerados.

Em junho, o total de novos contratos no país alcançou R$ 13,2 bilhões, indicando uma queda de 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No primeiro semestre deste ano, o crédito imobiliário proveniente da poupança totalizou R$ 76,6 bilhões, denotando uma redução de 10,5% em comparação com o mesmo período de 2022.

A taxa média praticada pelos bancos está em torno de 11% ao ano. Em 2021, quando a Selic estava em 2% ao ano, a taxa média de financiamento imobiliário era de 6,9%. Em junho deste ano, com a Selic em 13,75%, a taxa média do segmento atingiu 11,4%, de acordo com dados do Banco Central. Isso demonstra que a taxa de juros no financiamento imobiliário varia em relação à Selic, mas não de maneira proporcional.

Portanto, a taxa Selic exerce um impacto significativo no financiamento de imóveis, mas esse impacto pode se manifestar ao longo do tempo e ser influenciado por outros fatores do mercado e pelas políticas dos bancos. A taxa Selic mais baixa tende a tornar o crédito imobiliário mais acessível e atraente, mas outros elementos também desempenham um papel importante na dinâmica do mercado de financiamento imobiliário.

Sinduscon Anápolis (com informações do COPOM, Estadão, ABECIP e UOL)

6 views0 comments

Opmerkingen


bottom of page