top of page
Search
  • benedictojunior197

Soluções técnicas em obras industriais são temas de debate em Goiânia


Soluções técnicas para projetos no segmento de obras industriais foram destaque durante o Seminário Tecnológico: Projetos, Tecnologia e Inovação em Obras Industriais, promovido pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento aconteceu em parceria com o Sinduscon-GO, nesta quarta-feira (28).

Durante o evento, mediado pelo presidente da COIC, Ilso Oliveira, a engenheira civil Hellen Cintra apresentou o trabalho desempenhado pelo projeto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). Denominado Programa Jovem Engenheiro o projeto visa implementar, em âmbito estadual, ações direcionadas aos profissionais recém-graduados nas áreas de Engenharia e Agronomia, com o fomento à participação de profissionais com até cinco anos de formação, com ênfase nos que possuem até dois anos de registro na área e nas entidades de classe para possibilitar a orientação para ingresso no mercado de trabalho.

Outra iniciativa que o CREA-GO tem desenvolvido é um sistema com tecnologia Business Intelligence (BI), explicou o engenheiro civil e assessor da presidência da entidade, Roberto Viana. A plataforma oferece à comunidade do setor da construção estatísticas relacionadas a quase um milhão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Nessa plataforma, o profissional pode acessar informações do Conselho que podem ajudar na tomada de decisões importantes na carreira.

“É importante que todo esse ecossistema tenha acesso a informações direcionadas para diversas áreas de atuação e assim os jovens profissionais possam ser capacitados e melhor orientados ao mercado de trabalho”, apontou Viana.

O sistema permite obter dados estatísticos dos últimos quatro anos como: distribuição de ARTs por nível, por área de atuação, e sua distribuição por serviços técnicos, além das ARTs por tempo de atividade profissional e distribuição dos serviços realizados por profissionais goianos em âmbito nacional. Clique aqui e conheça a plataforma.

O diretor comercial da empresa Fortes Engenharia, Ricardo Abrahão, esteve presente no evento e destacou os projetos desenvolvidos no case da Fortanks, o sistema de reservatórios de grandes volumes produzidos em placas pré-moldadas. “A estrutura do sistema reduz a geração de resíduos se comparado aos sistemas convencionais. Outro impacto significativo é a garantia de estanqueidade do sistema, em que se eliminam as juntas de concretagem, evitando vazamentos e consequentemente custos com impermeabilização”, detalhou.

Rogério Herméto, gestor de projetos da mineradora Anglogold Ashanti (AGA), também mencionou a atuação da empresa e os investimentos promovidos em ações de sustentabilidade.

Para o membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, Marcelo Figueiredo, o evento foi importante uma importante troca de experiências, além de incentivar o associativismo positivo no campo da gestão de projetos e obras industriais. “Vamos trabalhar para que todo o setor de obras industriais do país se beneficie das melhores práticas e modelos para que o setor cresça junto”, destacou.

Ainda durante o encontro, o presidente do Sinduscon-GO, Cezar Mortari, anunciou o acordo com o CREA-GO e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de residência na área de engenharia civil. O projeto implica na atividade preparatória para os profissionais do mercado, assim como acontece em outras profissões.

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).


Fonte: Agência CBCI


9 views0 comments

Comments


bottom of page