top of page
Search
  • benedictojunior197

Anápolis volta ao circuito das grandes feiras imobiliárias do Brasil

Por: Redação

Entidade realiza em novembro, na sede da Câmara Municipal, a 15ª Expo Sinduscon Anápolis e o 1º Seminário Técnico da Indústria da Construção


O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis lançou recentemente, na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, o projeto da 15ª EXPO SINDUSCON Anápolis - Feira de Imóveis, Indústria da Construção e Mobiliário de Anápolis e Região.

As edições anteriores ficaram conhecidas como Feirão da Caixa, sendo que sua última edição foi realizada de forma on-line, devido às restrições impostas pela pandemia. Neste ano a feira acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Para saber mais detalhes do evento e do setor da construção, fundamental para a economia local e nacional, o DM Anápolis conversou com o presidente do sindicato, o empresário, arquiteto e urbanista, Luiz Antônio Oliveira Rosa.

DM – Presidente, na prática, qual é a atuação do Sindicato que o senhor representa?

Luiz Rosa – O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (SINDUSCON Anápolis) é uma entidade representativa do setor, nós trabalhamos em parceria com o Sistema FIEG para oferecer serviços aos empresários, trabalhadores e dependentes ligados à indústria por meio do SESI, SENAI e IEL.

Temos 45 anos de atuação e o Sindicato tem sido decisivo para o desenvolvimento de Anápolis, como a atuação no plano diretor com a reestruturação do COMCIDADE; também fomos pioneiros nas campanhas sobre Acessibilidade em Anápolis com a criação de comissões para discutir o assunto, culminando no 1º Encontro de Acessibilidade de Anápolis, realizado em 2009; somos um sindicato patronal, e sabemos que o colaborador é muito importante, por isso criamos o SECONCI ANÁPOLIS - Serviço Social da Indústria da Construção Civil - na prática, em parceria com o SESI Jundiaí, oferecemos atendimento em clínica médica e odontológica, além de atividades voltadas para o trabalhador no decorrer do ano; e claro, participamos junto à Caixa Econômica Federal na organização dessa Feira de Imóveis; além de outras ações.

DM – Então, o anapolino estava acostumado com o nome Sicma, é o mesmo sindicato?

Sim, trata-se da mesma entidade, a mudança do nome SICMA para SIDUSCON ANÁPOLIS aconteceu para alinhar-se às outras entidades de mesmo nome no âmbito nacional.

DM – Quem visitar a 15ª Expo Sinduscon Anápolis, o que vai encontrar?

Luiz Rosa – Em 2022 decidimos inovar, tanto na realização do evento, que será na Câmara Municipal de Anápolis, quanto no lançamento de novidades como o 1º Seminário Técnico da Indústria da Construção, que será simultâneo à feira. Ao entrar na Câmara teremos o Salão da Indústria da Construção e no hall dos gabinetes dos vereadores, será a montagem de estandes das construtoras, imobiliárias e Caixa Econômica Federal. O nosso seminário será no Plenário Teotônio Vilela.

DM – Do que se trata o seminário?

Luiz Rosa – Na minha trajetória profissional, também fui professor universitário e um dos grandes desafios do setor da construção é trabalhar a inovação e a transição geracional pela qual passamos, pois temos que pensar o presente com os olhos no futuro. O objetivo do Seminário Técnico da Indústria da Construção é colocar num mesmo espaço, estudantes, políticos, empresários e profissionais da área para que haja comunicação e possível estabelecimento de parcerias institucionais e governamentais. No Seminário, o estudante vai ter a oportunidade de ver temas importantes à realidade do setor da construção e poderá estar próximo de grandes referências como José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), além de outros nomes.

DM – Além do Seminário, haverá outras atrações?

Luiz Rosa – Na parte do estacionamento principal da Câmara reservamos amplo espaço para praça de alimentação, também já temos confirmado a realização do Sanarte, Salão de Arte e Artesanato de Anápolis, com a participação de cerca de 30 artesãos. Assim, enquanto os pais estudam as melhores propostas na feira, os filhos poderão ficar no espaço kids.

DM – Esses eventos foram lançados só recentemente na ACIA, no dia 19, ou seja, com menos de 40 dias para sua realização. Como estão os preparativos?

Luiz Rosa – Bastante intensos. Devido à pandemia, a última edição foi realizada de maneira online e. para esse ano, não tínhamos certeza de que retornaríamos de maneira presencial e nem de como reagiria o mercado no contexto pós-pandêmico. Graças a Deus estamos nos recuperando bem, as vendas estão aquecidas e, claro, há grande demanda. Segundo análise da Câmara da Indústria da Construção (CBIC) o PIB acumulado da construção teve uma alta de 9,9% frente a 3,2% da economia nacional, e isso está refletindo em Anápolis também. Por isso decidimos em ser ousados e realizar a edição de 2022 de maneira presencial. Num formato mais acolhedor para a população de Anápolis e região.

DM – Por ser nesse formato, todas as incorporadoras, construtoras e imobiliárias de Anápolis interessadas vão ter espaço na Feira?

Luiz Rosa – Então, esse é o sonho do SINDUSCON Anápolis, contudo, o número de estandes se limita ao espaço físico disponível, daí as vagas são realmente muito limitadas. Por isso quem tem interesse precisa entrar em contato conosco o quanto antes. Lembrando que como teremos o Salão da Indústria da Construção, empresas que não vão comercializar imóveis, mas desejam participar de maneira institucional, também têm espaço na Expo 2022.

DM – E como as pessoas fazem para participar? Tem algum investimento?

Luiz Rosa – A entrada na Feira é franca, totalmente aberta ao público.

DM – No Seminário também?

Luiz Rosa – A participação no Seminário terá um investimento simbólico e em breve estarão abertas na página do evento que está no site www.sindusconanapolis.com.br.

DM – E quanto às empresas da área que desejam participar como expositores?

Luiz Rosa – Os empresários contarão com a montagem de uma estrutura profissional, composta de estandes padronizados e projetos especiais, para exposição e realização de negócios com público alvo. Temos uma equipe preparada para atender as diversas necessidades de cada empresa, pode nos ligar, ou nos fazer uma visita. Estamos no prédio da Fieg Regional Anápolis, no setor Jamil Miguel. Como disse, o mais importante é que todo setor esteja unido e pronto para atender a população de Anápolis e região.

Luiz Antonio Oliveira Rosa, atual presidente SINDUSCON Anápolis (Gestão 2021–2024) é arquiteto e urbanista; Especialista em Gestão da Construção de Edificações; Especialista em Tecnologia da Construção Social. Também é vice presidente SECONCI ANÁPOLIS e diretor da Associção Comercial e Industrial de Anápolis-ACIA; Membro do conselho de administração da Câmara Brasileira da Industria da Construção-CBIC; Sócio Diretor - LARCH Arquitetos Associados; Sócio, Diretor de Incorporações - Egrégora Construtora e ex- CEO JP GROUP USA. Já atuou como docente de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão de Obras, Desempenho e Qualidade das Edificações.


9 views0 comments

Comentarios


bottom of page