Capacitação é fundamental para a Industria da Construção.

A indústria da construção civil sempre impulsionou a economia como um grande gerador de empregos diretos e indiretos e muitas inovações vêm surgindo de forma rápida com a globalização, e a qualificação se tornou essencial para o setor.

Atento a isso, o Sinduscon Anápolis em seus 45 anos de fundação sempre lutou para que fosse levado ao trabalhador da construção civil essa oportunidade, já que a falta de mão-de-obra qualificada é um fato presente que contribui para a alta rotatividade em sua empresa sendo até mesmo uma das razões para a baixa produtividade no canteiro de obras.

Ao enfrentar o problema da propalada escassez de talentos e até mesmo falta de mão de obra o presidente do Sinduscon Anápolis, Luiz Rosa comentou que “nós precisamos de mão de obra e ela precisa ser qualificada. Então a importância é altíssima e o SENAI Anápolis é uma peça fundamental para o setor da construção. Principalmente para aquele trabalhador que está elevando seu nível, ou seja, um ajudante que está virando um pintor, pedreiro ou armador ou alguém que está querendo entrar para o ramo da construção civil”.

Sendo assim o SENAI Anápolis oferece as empresas assim como para os trabalhadores uma grande oportunidade de estudarem e se aprimorarem em diversos cursos profissionalizantes como: Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrotécnica, Armador de Ferro, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Acabamento, Encanador Instalador Predial, Pintor de Obras Imobiliárias, entre outros.

Podemos afirmar que a formação, qualificação e capacitação são desafios que exigem esforços conjuntos seja das entidades classistas, das empresas e instituições de ensino, já que o conhecimento precisa ser adquirido e constantemente atualizado.

Portanto, para o colunista do jornal O Estado de São Paulo, Marco Aurélio Nogueira, professor titular de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) e ex-diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais desta Universidade, “a riqueza de um país, o desenvolvimento institucional e o sucesso das organizações passam pela qualidade do trabalho e dependem, entre inúmeros fatores, do treinamento e da formação profissional das pessoas”.

Sinduscon Anápolis (com informações SENAI Anápolis, Concrete Show, Jornal o Estado de São Paulo)