A reunião conjunta entre ACIA, Sinduscon e Sindicato Rural de Anápolis teve como foco discutir as ações da Ecovias do Araguaia no Eixo Anápolis para o Desenvolvimento Regional e teve Carlos Eduardo Auchewski Xisto, Diretor Superintendente da Concessionária Ecovias do Araguaia, como convidado que em sua apresentação trouxe muitos detalhes das obras iniciais em andamento ressaltando a importância do encontro para a transparência nos detalhes do contrato da concessão, enfatizando o compromisso com segurança, sustentabilidade e qualidade nas estradas.
No que tange ao eixo rodoviário goiano, existem 671 km em Goiás e 180 km em Tocantins, distribuídos nas três rodovias principais e o investimento previsto é de R$ 7,8 bilhões para obras abrangendo 620 km, com 57% de duplicações até o décimo ano de contrato, programado para ser entregue até outubro de 2031 ponto central da pauta da reunião, principalmente no que se refere a Anápolis.
Os diretores do Sinduscon Anápolis Rachid Cury, Juliano Pereira dos Santos e Álvaro Maia questionaram diversos aspectos das obras como: vias secundárias, expansão das faixas, prevenção a incêndios, iluminação e o cronograma, levantando a possibilidade de ele não atender às todas as necessidades e a expansão urbana de Anápolis, além das viamarginais que atravessam loteamentos e terrenos privados.
Em respostas a esses questionamentos Carlos Eduardo afirmou que a recomendação é que o projeto de qualquer obra na faixa de domínio deve passar pela análise da ANTT com prévia avaliação da Ecovias do Araguaia para garantir a regulamentação que busca a segurança de todos os usuários. Questões não contempladas de interesse privado, público e político e financiamento da concessionária, devem ser levantadas quando ocorrem revisões no contrato a cada 5 anos e podem ser analisadas, a próxima esta prevista para ocorrer em 2026.
Já a manutenção e a roçada ocorre uma vez por ano de cerca a cerca com apoio de 4 caminhões pipa para prevenção aos incêndios e danos, para as expansões das faixas no trecho de Anápolis será feita a duplicação na BR-414 num total de 30 km. Na BR-153 ainda não tem previsão de faixa adicional e a iluminação nos viadutos será realizada a reforma dos existentes, estudo nos que estão com iluminação precária, mas que os novos viadutos a serem construídos já comtemplam uma iluminação adequada.
Clique no link para assistir ao vídeo da reunião: https://www.youtube.com/watch?v=ajOYDkd52kI
Sinduscon Anápolis
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