top of page
Search
  • benedictojunior197

INCC-M varia 0,23% em abril de 2023


A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços passou de 0,09% em março para 0,23% em abril.


O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) variou 0,23% em abril, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice variara 0,18%. O INCC-M acumula alta de 0,93% no ano e de 7,48% em 12 meses. Em abril de 2022, o índice havia subido 0,87% no mês e acumulava alta de 11,54% em 12 meses. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços passou de 0,09% em março para 0,23% em abril. O índice referente à Mão de Obra variou 0,23% em abril, ante 0,27% em março.


Qual o valor do INCC-M acumulado em 12 meses?

O INCC-M acumula alta de 0,93% no ano e de 7,48% em 12 meses. Em abril de 2022, o índice havia subido 0,87% no mês e acumulava alta de 11,54% em 12 meses.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a taxa correspondente a Materiais e Equipamentos variou 0,14% em abril, após cair 0,07% no mês anterior. Apenas um dos quatro subgrupos componentes apresentou acréscimo em sua taxa de variação, materiais para instalação, cuja taxa passou de -0,15% para 1,74%.

A variação relativa a Serviços passou de 0,88% em março para 0,65% em abril. Neste grupo, vale destacar o recuo da taxa do item taxas de serviços e licenciamentos, que passou de 2,42% para 0,00%.

Mão de obra

A taxa de variação referente ao índice da Mão de Obra variou 0,23% em abril, ante 0,27% em março.

Capitais

Quatro capitais apresentaram acréscimo em suas taxas de variação: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida, Salvador, Recife e Porto Alegre apresentaram decréscimo em suas taxas de variação.

O que é o INCC-M?

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) é um indicador econômico que capta a evolução de custos de construções residenciais. Possibilita o acompanhamento da evolução dos preços de materiais e custos de mão de obra e serviços mais relevantes para a construção civil.

Quais os locais de abrangência?

Tem como abrangência geográfica sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como é calculado o INCC?

O INCC-M é calculado com base na conjugação de um sistema de pesos a um sistema de preços referentes a uma amostra de insumos (mercadorias, equipamentos, serviços e mão-de-obra) com representatividade na indústria da construção civil. 

Além de sua composição geral, abrangendo todos os elementos da amostra, o INCC-M desdobra-se em dois grupos, identificados como índices de:

  •  Materiais, Equipamentos e Serviços

  • Mão de obra

O índice nacional resulta da média aritmética ponderada das sete capitais. Sua pesquisa mensal de preços é realizada entre os dias 21 do mês anterior ao de referência e o dia 20 do mês de referência. 

Para o mercado, quais as vantagens de acompanhar INCC?

O INCC, como indicado acima, acompanha a variação dos preços dos materiais e da mão de obra das construções residenciais. Dessa forma, é um bom indicativo da evolução dos custos de produção para as construtoras, de custos com obras/reformas, bem como serve de informação relevante para indústrias e varejo do setor, assim como para tomada de decisões por parte dos demais agentes econômicos.


Clique aqui para ver mais informações. Sinduscon Anápolis (com informações FGV)



52 views0 comments
bottom of page